sábado, 22 de janeiro de 2011

Muito antes de Forrest Gump existia Chaucey Garden.

Antes de tudo, não encerrei o que tinha para dizer sobre o Projeto Gaia 2012, contudo, ao assistir o filme MUITO ALÉM DO JARDIM, senti-me tentado em escrever sobre ele.


Este filme foi realizado em 1979,com direção de Hal Ashby e estrelado por Peter Sellers e Shirley MacLaine. Conta a história de um jardineiro de nome Chance, que passa sua vida inteira trabalhando no jardim do patrão, até o dia em que o mesmo falece. Ele não sabe nem ler e escrever; e ainda por cima, como descreve Louise, a criada, "é lento" em seu raciocínio. O único contato que tem com o mundo é através da televisão.


Sua vida muda radicalmente quando é obrigado a deixar a casa. Ao ter a "sorte" de ser atropelado por uma limusine, Chance acaba adentrando na vida de Eve e Benjamin Rand (um moribundo senhor de idade), sendo este um homem possuidor de muitos bens e ter bastante influência (inclusive sobre o líder da nação norte-americana). Devido a uma sucessão de equívocos e interpretação do que Chance realmente queria dizer ao ser questionado por seus inquisidores, o jardineiro acaba conhecendo o presidente dos EUA, vai à televisão e se torna uma possível escolha para assumir um cargo político.

Chance e Eve

O mais interessante no filme são justamente esses equívocos, alguns brilhantemente realizados. Não falarei sobre nenhum, para que não possa estragar a graça do momento, contudo, devo dizer que é o assunto preferido de Chance é jardinagem, portanto, muito do que as pessoas ouvem dele trata-se deste tema.

Benjamin e Chance

Algumas observações: esta película nos mostra como as pessoas interpretam o que elas gostariam de ouvir, e não o que a pessoa realmente quer dizer. É claro que devido ao discernimento reduzido de Chance e sua indiferença sobre determinado assunto, faz com que muitos mantenham a linha de pensamento antes intentada.

Além disso, prestem atenção a dois eventos nas últimas cenas. Uma diz respeito a um pirâmide com o olho de Hórus na ponta e a outra... bem... há um leque de possibilidades quanto ao motivo desta cena, mas ele está bem no finzinho.

E por que Chaucey Garden ao invés de Chance? Assistam ao filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário