sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Avatares.

Três filmes, lançados em intervalos curtos de um para o outro, tratam de um tema interessante, cada um aproveitando-o a seu modo.

São eles:

---Avatar---

---Gamer--- 

---Os Substitutos---


Todas estas películas tratam da ocupação remota de corpos. Seja para fins de pesquisa e ocupação, diversão ou simplesmente proteger o verdadeiro corpo em casa enquanto um substituto é comandado à distância e realiza tarefas eficientemente.

A similaridade encontrado em ambos é impressionante.

Falemos resumidamente de cada um...

AVATAR

Este dispensa apresentações. O importante é estar ciente de que a ideia de ocupar um corpo alienígena a fim de utilizar as qualidades da espécie nativa como meio de exploração do mundo foi o ponto mais forte desta obra. Não importa todos os clichês facilmente reconhecíveis e sim a abordagem usada por Cameron para detalhar com minúcia extrema um planeta possível de existir. Até é plausível a escolha do diretor em utilizar uma abordagem que para a grande maioria é reconhecível. Se pensarmos que todas as concepções mostradas são novidade, não amparados em qualquer produto existente, correndo o risco de ser um fracasso completo, a prudência de Cameron quanto ao enredo do filme não permitiu ser este uma obra de primeira grandeza.

GAMER

Uma grande surpresa este filme! Ação que ainda traz, lá no fundo, uma mensagem interessante sobre lobotomização em forma de diversão. Violência extrema e sociabilidade funesta. Um "jogo" de ação onde detentos condenados à morte jazem a fim de conseguir o perdão e liberdade, comandados remotamente por adolescentes com sede de sangue, que não se importam em tirar vidas; enquanto o outro critica o jogo (sem sentido, na minha opinião) Second Life, dando como exemplo o tipo de usuário inchado, em obesidade mórbida, que realiza os mais estranhos fetiches com cidadãos comuns cuja beleza e falta de dinheiro os obrigam a servir de fantoches. Acredito seriamente que muitos já caminham para este controle, esta submissão medonha. Duas classes: os controlados e controladores; e acima destes, o idealizador do projeto, desfrutando de uma riqueza sem tamanho. Vale muito a pena assistir este filme!

OS SUBSTITUTOS

Baseado numa história em quadrinhos, esta película trata indiretamente do elixir da juventude, da vida eterna. Cidadãos ficam em casa, sendo substituídos por "bonecos megatrônicos" que podem ou não parecerem com o usuário, dando a eles a segurança de nunca se ferirem, além de parecerem para os outros como vibrantes e bem dispostos jovens. Achei muito interessante a questão de pessoas com problemas motores, como paralisia, aproveitarem esta tecnologia. Contudo, fica o aviso para as pessoas saudáveis que queiram desfrutar desta tecnologia: sedentarismo não dá!

Por hoje é só!

Nenhum comentário:

Postar um comentário