sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Blecaute no Nordeste foi por causa do Sol?


Antes de tudo, esclareço que coloquei um post antes deste, contudo, fiquei com receio de parecer precipitado por não ter informações convincentes a respeito do que eu supunha anteriormente, em achar que o Sol foi o responsável pelo apagão que teve no Nordeste brasileiro e no Chile. 

Devido ao blog de Acolon, Garupa nas Notícias, fiquei um tanto confiante em colocar novamente minhas suposições. E faço por causa das imagens captadas pelo satélite Soho, que monitora o astro-rei (que coloco abaixo), vocês verão que há uma incidência de ejeção coronal do Sol bastante acentuada em direção ao satélite. Minha dúvida consiste em saber se o Soho fica ou não próximo à Terra, pois ele é bombardeado pela névoa rubra que advêm do Sol. 

As imagens tiradas pelo Soho mostram que no dia 02 de fevereiro toda a volta do Sol fica vermelha, o que antes não estava (se verificarmos os dias anteriores veremos que a mudança é bem acentuada). Confesso que não sei se o efeito é normal ou não, mas fiquei espantado com a alteração de intensidade da cor.

Bem, as imagens falam por si:


http://sohowww.nascom.nasa.gov/data/LATEST/current_c2.gif

Nenhum comentário:

Postar um comentário