quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

O trabalho.

O que você entende sobre o trabalho?


Dizem que ele dignifica o homem. E é verdade. Temos a necessidade de sermos úteis (digo das pessoas que colocam a vocação, o amor da presteza no lugar da mesquinhez).

Trabalho não deveria ser algo ruim, mas o é para muitos. Por quê? Simples, realizam coisas nas quais não se sentem intimamente relacionados. São obrigados a se submeterem ao desconfortável a fim de obter a recompensa, que no nosso mundo é representado pelo dinheiro.



Dinheiro, sempre o dinheiro.



É incrível como estamos submetidos a ele. 

Como é praticamente impossível viver numa sociedade sem ele, nada mais justo que fazer jus ao seu prêmio. Como? Realizando um trabalho que você goste. Contudo, muitos dirão que isso é da boca para fora; impossível!

É impossível sim numa cultura em que a competição é a regra. "Somos obrigados a vender para outrem produtos que eles não precisam, devemos empurrar na goela deles. Precisamos do dinheiro! Precisamos de consumidores!"

Fala sério, quando foi que você precisou realmente de um determinado produto? Seja sincero.

Universidade: um estudo de caso.


Para muitos, é um sonho. Para os que entram, escolhas equivocadas trazem maus profissionais. Muitos acham que por determinado curso ter maior número de vagas e oportunidades de emprego, acabam por fazê-lo sua escolha. Alguns se adaptam, mesmo sentido no íntimo que nada daquilo faz sentido. Outros desistem e partem para outra. Os românticos recebem o baque da realidade. E poucos têm plena convicção de que era aquilo mesmo que queria.

Praticamente tudo é imposto a gente. Quem pode dizer com certeza que um jovem de 17 anos tem a clareza de espírito em saber o que quer. Pelo amor de Deus, há quarentões que ainda não sabem o que vão ser quando crescer!

Tem que deixar cadenciar suas ações. Tornando-as o mais natural possível. Mas o dinheiro é um fator crucial, não? Novamente ele.

Qual trabalho é mais importante?

Responda essa: o que diferencia o gari e o médico? Muita coisa, não? Dá para enumerá-las. Mas uma coisa é certa: ambas são imprescindíveis para o seu semelhante.

Aí vem o questionamento: "não vai me dizer que os dois devem ganhar a mesma coisa? E todo o tempo de estudo de um médico, hã?Ele salva vidas! É claro que ele deve ganhar a altura!"

Sinceramente... espero que esse tipo de pensamento sucumba. GANHAR, GANHAR, GANHAR! O que sempre pesa na balança ? (um pirulito que deixa a língua azul para quem acertar)

Sinto pena dos profissionais que colocam o dinheiro acima de tudo. E sinto principalmente se este profissional for um médico. Sabem por quê? Porque este "doutor" não se preocupa com seus pacientes. Foi preciso Patch Adams demonstrar que mais vale um sorriso que qualquer remédio para curar um doente.

Patch Adams, o verdadeiro. Pensou que fosse o Robin Williams, malandrão?

Não pretendo propor igualdade de remuneração entre gari e médico. Seria injusto se o fizesse. O que é  proposto aqui é igualdade de dignidade, respeito e reconhecimento.

É triste ver as pessoas simplesmente ignorarem estes trabalhadores, como foi demonstrado no trabalho de mestrado do psicólogo Fernando Braga da Costa, que viveu 8 anos como gari e sentiu na pele o que era ser um "ser invisível".

Fernando e seus amigos.


Não desmereço o trabalho do médico, apenas faço um apelo para que todos vejam as pessoas por trás de um serviço tão essencial quanto salvar vidas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário