quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Uma análise sobre O Exterminador do Futuro - parte 3

Antes de comentar sobre o terceiro filme da série, faz-se necessário abrir um parênteses, a respeito do seriado "O Exterminador do Futuro: as Crônicas de Sarah Connors".


Respeitando a criação de James Cameron, os desenvolvedores da série resolveram ignorar o terceiro filme e dar um tratamento diferenciado à história, focando na relação de mãe e filho, suas tentativas em alterar o futuro pré-determinado e sobreviver à investida da Skynet. Eles fazem homenagens e até exploram o universo acrescentando ideias interessantes, contudo, há um grande porém: o limite de viajantes no tempo foi extrapolado. Uma zona.


Sinto que a série tenha sido cancelada na segunda temporada, quando começava a ficar interessante. Pior, numa capítulo que, com certeza, seria o tema base da terceira temporada.

Agora, vamos ao filme de 2003 (onde ignoraremos tudo o que se passou na série de TV).


John Connor perdeu a mãe, que faleceu de câncer pouco depois de 1997 (ano em que se previa o dia do julgamento). Ele agora vivia como um pária, fazendo o que podia para esconder informações a seu respeito. Infelizmente, a guerra com as máquinas ainda não havia findado, como se comprova pela nova investida da Skynet em tirar vantagem exterminando os principais comandantes de John com o uso de um ciborgue com mais funcionalidades que o T-1000, o T-X.


Nesse meio tempo, conhecemos a futura esposa de John: Kate Brewster.


Descobrimos que o T-800 foi o causador da morte de John, e desta vez foi enviado por sua esposa. Disso, por saber deste possível futuro, concluo que John evitará sua morte (assim como foi-lhe dita pelo T-800) nesta linha do tempo.

Algo que vem acontecendo desde o primeiro filme vem se repetindo: a mudança do futuro por novas informações trazidas pelos viajantes do tempo.

Assim, o que acontece? O John manda seu pai, temos o futuro da linha do tempo 1; os acontecimentos do primeiro filme se passam na linha 2; o segundo filme, na linha 3, pois o cataclismo que deveria acontecer em determinada data, é adiada pelos esforços dos Connors; e novamente temos um salto no filme 3, que passa a ter uma linha 4 porque o John desta linha não morrerá da mesma forma que o estava predestinado pelo T-800. E assim será até o fim da cinessérie.

E assim como foi previsto, o dia do juízo finalmente chega! Só restando aos sobreviventes aceitá-lo e lutar para colocar novamente a humanidade no controle.



Aguardem a última parte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário