sexta-feira, 13 de abril de 2012

Contagem regressiva.

E então, Frank? Apenas ficaremos aqui aguardando a bomba estourar?

Exatamente isso.

Ora, não me diga que a resolução para esta calamidade foi solucionada dessa forma?

Hum... é. O problema será, como disse aquele morador, limpar a sujeira.

Não posso crer! Que final insatisfatório!

Às vezes, o mais sensato é deixar as coisas seguirem seu rumo.


Não podemos ser dominados pela passividade. Sou um ser criado para a ação, e assim será!


Igor levanta-se e corre em direção a bolha.

Espere! Não faça isso, seu idiota! Vai acabar se matando!

Mas era tarde demais. Impassível, Igor acelerou o passo e adentrou na caótica formação.

O que se seguiu foi surpreendente.

Arte de Shane McAdams.

Um grande estouro, com direito a vidros estralando, alcançou quilômetros. Um incalculável volume de pele cobriu a passagem, deixando a maioria dos habitantes com asco e tentados a reverterem o lanche consumido horas antes.

Levantando-se trêmulo, Frank observa o estrago. Assim como o morador, que fita indignado o causador da sujeira e comenta:

Viu o que você fez?! Aquele pobre coitado se sacrificou por nada!

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Uma opinião.


Em 1984, livro de George Orwell, retrata o que aconteceria a um país caso assumisse uma postura totalitária extrema. Em um dos momentos do livro, vemos o ponto de escape para que os dominados não provoquem uma revolução, denominado de os "2 minutos de ódio", na qual pessoas, incitadas por informações acusatórias a um determinado inimigo, ilusório ou não, descarregam suas frustrações num bode expiatório qualquer.

Isto me veio à mente no momento em que senti a importância que o futebol tem desempenhado para muitas pessoas, principalmente agora que uma Copa do Mundo será sediada aqui, no Brasil.



É impossível não ver uma semelhança de sentimentos que estes dois eventos causam nas pessoas. Beirando à loucura, os fanáticos centram suas vidas numa arena com 22 jogadores cujo objetivo é um só: vencer. Não há evolução, apenas a mesmíssima coisa infinitamente. Espantam-me a quantidade de assunto que tão limitado tema causa.

Retirando a inclusão social, fato comprovadamente benéfico (apesar dos desentendimentos e rivalidades), pois dá oportunidade para que todos se manifestem, mesmo que não seja um especialista (o que para mim é o mesmo que nada), o futebol é uma distração que nada preenche, nada acrescenta. Ele nos impele a concentrar nossas energias, boas ou ruins, num local totalmente irrelevante para nossas vidas.

O esporte é divertido e deveria ser apenas isso, uma diversão descompromissada, não um caso de vida ou morte como muitos apregoam (vide propaganda de cerveja, que liga intimamente a vontade de beber com o esporte).

Enquanto isso, o verdadeiro jogo desenrola-se fora dos estádios.


terça-feira, 3 de abril de 2012

Deixa rolar...



Enquanto avistavam o poder destrutivo da massa disforme, Igor e Frank acabam recebendo a visita angustiada de um morador, que revoltado fala:

Ah, Frank! Não... Outra vez!

Como assim outra vez? Já estiveste numa situação semelhante?

Digamos que houve alguns percalços em minha carreira...

Um melequeiro dos diabos, isso sim!

Então há uma resolução para o problema! Frank, não fique a divagar! Dizei-me como solucionaste este impasse que eu te ajudo!

Olhe, Igor, não é tão simples como parece. Não se deixe exaltar pela exaltação deste morador. Ele apenas presenciou um evento semelhante cuja solução ele não está ciente.

Oh, ignóbil criatura!

Ei, não vamos nos ofender agora, pode ser?

Veja o castelo cuja estrutura já abalada cede à pressão inesgotável dos teus erros! Uma visão tão aterradora que mareja os mais secos olhos!

Também não precisa ser tão dramático.

Com licença, senhor. Será que posso me intrometer na conversa?

Não se meta, cidadão!

Não seja rude, Frank. Deixa o homem falar.

Obrigado. Bem... acho melhor vocês se afastarem.

Ao término desta frase, o cidadão dispara para longe. Ao ver a situação calamitosa do castelo, Frank e Igor, após um breve suspiro, seguem embalados o homem.