segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Vagareza sobre rodas.

Hoje se fala muito no grande problema no trânsito, com seus infinitos congestionamentos e lentidão latente. Mas muitas pessoas não se perguntam o motivo maior de isso ocorrer: CARROS. E não me refiro à animação da Pixar.



Façamos um estudo de caso. Peguemos um trabalhador de classe média. O pobre mora a uma distância considerável do local de trabalho, tendo que acordar pelo menos três horas antes a fim de não se atrasar. Depois de todos os passos indispensáveis, ele se dirige para a parada e aguarda a condução, que vem geralmente abarrotada. No aperto em que se encontra, ele não para de pensar na possibilidade de adquirir um carro e livrar-se desse tormento. Assim como ele, centenas de rostos infelizes contemplam o vazio nas suas vidas desperdiçadas em duas horas ou mais de trâfego. O jovem relembra em sua mente as propagandas da televisão; da sensação de liberdade que um veículo pode proporcionar; até as ruas antes abastadas tornam-se vazias, como num milagre. Daí então, a decisão é tomada: vai comprar um carro. Mas as coisas não são tão simples como parecem. Um empréstimo injusto deve ser firmado e um carro com valor além do que ele realmente vale deve ser escolhido. Taxas e mais taxas extras devem ser pagas. Contudo, eis o miraculoso objeto à sua disposição. Mas, outros impasses surgem: o trânsito não melhora por ele ter um carro; é sempre uma preocupação deixar o veículo numa difícil vaga, nas mãos de alguém que lhe cobra um valor indevido e ainda o ameaça caso não cumpra com o combinado; e ainda têm os eventuais custos adicionais que acabam aparecendo com o uso do carro. Tudo isso vai arredondando numa bola de neve já grande.

O problema atual do entupimento das vias se deve principalmente ao absurdo número de automóveis existentes. E isso poderia ser resolvido de uma maneira simples: através do melhoramento das conduções públicas (aumento na frota já seria um bom começo). Entretanto, se houver esta atitude, como motivar as pessoas a comprarem carros? Se elas não se sentirem ultrajadas diariamente, como elas se sentiriam decididas a entrar num oceano de prestações de juros abusivos?

Todos têm o direito de ter um carro, de poderem locomoverem-se livremente, mas a verdade é que muitos o compram por uma inescapável necessidade. Felizmente, apesar do sistema nos impor esse horrível ciclo de martírio cotidiano, há muitas pessoas preferindo meios de locomoção alternativos, como bicicletas, por exemplo. E é neste pensamento que muitos outros deveriam se inspirar.

terça-feira, 11 de setembro de 2012

O hit do momento.

Inspirado nos galopantes trejeitos equinos, uma cavalgada de fortes emoções:



E levemente inspirado no vídeo acima, vale a pena ver o desempenho das garotas:


Uma cena de ação nunca antes vista.

O roterista delineou as cenas de ação que queremos. Serão desenvolvidas exatamente como estão descritas aqui, que tal?

Hum... Você não acha um tanto quanto exagerada?

Nããããão. Está ótima! Quero ver Hollywood nos superar nessa.